Espírito Santo registra 14 mortes por causa das chuvas

24/12/2013 - 14h58

Carolina Sarres e Sabrina Craide *
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O número de mortes causadas pelas chuvas no Espírito Santo subiu para 14, segundo informações da Defesa Civil do estado. De acordo com o órgão, ainda há pessoas desaparecidas. Devido às condições de deslocamento e comunicação no estado por causa dos temporais, a Defesa Civil está com dificuldades de obter informações atualizadas das defesas civis municipais. Conforme os últimos dados do órgão, há 45 feridos e 46 mil desabrigados.

A presidenta Dilma Rousseff, por meio da rede social Twitter, informou que o governo irá agir e liberar todos os recursos necessários para resgatar as pessoas, salvar as vidas e abrigar as famílias atingidas.

"Em seguida, vamos reconstruir as cidades e os municípios alagados – reconstruir estradas, hospitais, escolas, moradias. Vamos, ainda, realizar as obras estruturantes de prevenção necessárias: barragens, proteção de encostas, drenagem urbana para que diante de um período de chuvas dessa dimensão não tenhamos uma tragédia como essa", disse Dilma.

A presidenta parabenizou a solidariedade das famílias que estão enviando doações às vítimas dos temporais no Espírito Santo e agradeceu os voluntários.

Na manhã de hoje (24), em visita à capital, Vitória, Dilma disse que os governos precisam se concentrar nas medidas imediatas para tratar as consequências das chuvas que afetam o estado nos últimos dias e que o mais importante é salvar vidas. Nesta terça-feira, a presidenta anunciou R$ 608 milhões para o enfrentamento de desastres naturais.

Dilma viajou para o estado no início da manhã, onde fez um sobrevoo com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sobre as regiões mais afetadas. Dilma e Casagrande se reuniram logo depois para ouvir agentes da Defesa Civil estadual, que estão atuando na busca e salvamento de vítimas.

O município mais afetado é Itaguaçu, um dos 45 que tiveram a situação de emergência decretada nesta terça-feira pela Defesa Civil nacional. Os 3 mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal disponibilizados pelo governo federal já estão sendo distribuídos para as cidades mais afetadas. Outros dez kits com 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros também serão enviados pelo Ministério da Saúde. Cada kit é suficiente para atender a 1,5 mil pessoas pelo período de um mês.

Continua chovendo em vários municípios capixabas e a previsão é que as chuvas permaneçam, pelo menos, até domingo (29). A Defesa Civil Estadual mantém o alerta em função do solo encharcado que pode provocar novos deslizamentos e alagamentos em vários municípios.

* Colaborou Carolina Gonçalves
 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil