Após atraso nos voos provocado por chuvas, aeroporto de Brasília volta a operar normalmente

27/12/2013 - 19h40

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Após a forte chuva que atingiu Brasília e provocou transtornos na operação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek hoje (27) de manhã, os voos voltaram a operar normalmente, informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No fim da tarde, o percentual de voos atrasados foi 3,7%, considerado normal. Três voos foram cancelados.     

De manhã, entre as 6h25 e as 9h57, o aeroporto operou por instrumentos por causa das chuvas. Com esse tipo de operação, adotada para manter o nível de segurança dos voos, o espaçamento aéreo entre as aeronaves foi ampliado e 13 voos foram distribuídos para outros aeroportos – 10 para Goiânia, um para Confins, em Minas Gerais, um para Uberlândia, também em Minas, e um para São José do Rio Preto, em São Paulo. Um voo retornou para o Galeão, no Rio. Até as 12h, 45,8% dos 83 voos programados estavam atrasados, segundo a Infraero.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os aeroportos de Brasília e de Guarulhos, em São Paulo, registraram os maiores níveis de atraso sexta-feira passada. Em Guarulhos, a movimentação naquele dia foi recorde, com 130 mil embarques e desembarques, volume 18% superior à sexta-feira equivalente em 2012.

Em Brasília, o número de passageiros também superou o registrado no ano passado, com aumento de 14,6% no período de 19 a 25 de dezembro. Somente no dia 20, foram registrados 45 mil embarques e desembarques no terminal da capital federal.

Para o período do réveillon, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), os dois aeroportos vão reforçar os cuidados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros. O consórcio Inframerica, operador do aeroporto de Brasília, informou que o efetivo de funcionários foi reforçado no dia 13 deste mês e que assim continuará até 13 de janeiro para atender à demanda aquecida desta época.

A Inframerica espera um aumento de 10% no movimento de final de ano, comparado com o mesmo período de 2012. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas passem pelo aeroporto em dezembro, uma média diária de cerca de 50 mil passageiros.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil