Putin reforça segurança antiterrorismo na Rússia após atentados

30/12/2013 - 10h47

Da Agência Brasil *

Brasília – O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje (30) um reforço da segurança em todo o país na sequência de dois ataques a bomba ocorridos nas últimas 24 horas e que causaram a morte de pelo menos 30 pessoas.

O reforço da segurança será feito pelo comitê antiterrorista. A ordem foi dada depois de os investigadores russos terem anunciado que os dois atentados em Volgogrado estão ligados e foram perpetrados por terroristas suicidas.

Nesta segunda-feira, um ônibus elétrico explodiu em Volgogrado matando 15 pessoas, depois de, no domingo, um outro atentado suicida ter feito 18 mortos.

Segundo a televisão russa, o ônibus elétrico – meio de transporte comum nas cidades russas – ficou completamente destruído na sequência da explosão.

O porta-voz do Comitê de Instrução russo, Vladimir Markin, confirmou ter-se tratado de um atentado terrorista. “Foi aberta uma investigação por atentado terrorista e tráfico de armas”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, ainda há 28 feridos da explosão do ônibus elétrico.

Volgogrado, antiga Estalinegrado, foi cenário em 21 de outubro do atentado mais grave ocorrido na Rússia nos últimos anos, quando um terrorista suicida oriundo do Cáucaso matou seis pessoas. O atentado levantou dúvidas quanto à segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi, perto de Volgogrado, que devem começar em fevereiro.

* Com informações da Agência Lusa

Edição:  Valéria Aguiar