Brasil se prepara para queda de safra de trigo nos países do Mercosul

09/01/2014 - 14h10

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, garantiu hoje (9) que o Brasil tem se preparado para enfrentar a queda de safra do trigo nos países produtores do Mercosul. O ministro também comentou a demora na autorização para o embarque do cereal, por parte do governo da Argentina.

“Nós sabemos que a produção argentina de trigo em 2013 foi menor do que a do ano anterior e já autorizamos a importação do produto de outros mercados fora do Mercosul. Sabemos da queda de produção de trigo da Argentina e do Paraguai e, por isso, autorizamos [a importação de] 3,3 milhões de toneladas que não sejam dessa região”, informou o ministro.

Tradicional parceiro do Brasil, os exportadores da Argentina aguardam autorização do governo local, que regula fortemente o setor, para embarcar 1,6 milhão de toneladas do cereal. O governo do país vizinho tem limitado as exportações de produtos como trigo e milho, alegando garantir o abastecimento do país e evitar pressões inflacionárias. A medida, no entanto, tende a desestimular a plantação desses grãos.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil