Rio de Janeiro tem mais um dia de forte calor

09/01/2014 - 18h36

Da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – A capital fluminense continua sob forte calor, com temperaturas altas em toda a cidade e em várias regiões do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (9), a máxima atingiu 37,1 graus Celsius (ºC) em Santa Cruz, bairro da zona oeste. Os níveis de incidência de raios ultravioleta (IUV) também atingiram índices extremos na tarde de hoje.

Segundo a meteorologista Marlene Leal, não há previsão de mudança do tempo porque uma massa de ar quente bloqueia a entrada de frentes frias no estado. Marlene explicou que as frentes frias não consegurm chegar ao Rio por causa da massa de ar quente, que está predominando em parte das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, e em todo o Sudeste.

"Como a umidade, em momento algum, é tão alta para que haja evaporação, embora tenha radiação solar, ela não chega a ser tão alta para evaporar e formar nuvens. Por isso, nem as chuvas típicas de verão estão ocorrendo", acrescentou a meteorologista.

Os elevados níveis de raios ultravioleta trazem preocupação. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os raios prejudicam a saúde e podem provocar envelhecimento precoce dos tecidos e até câncer de pele por causa do efeito cumulativo.

Para o fim de semana, o forte calor deve predominar e chuvas fracas e rápidas podem atingir o centro-sul fluminense e a região serrana. Tanto na capital quanto no restante do estado, a temperatura entre amanhã (10) e domingo (12) pode chegar a 38 °C graus.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil