Campanhas de recall atenderam a cerca de 60% dos consumidores

15/01/2014 - 13h50

Andreia Verdélio
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria Nacional do Consumidor apresentou hoje (15) um balanço de dez anos de campanhas de recall no país, com uma média de 60% de atendimentos por campanha.

Segundo a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, em 2003, quando o Ministério da Justiça começou a registrar os procedimentos, houve 33 campanhas de recall. Em 2013, esse número subiu para 109. “A maior articulação do sistema de fiscalização e monitoramento impôs uma mudança de postura das empresas, estimulando o chamamento e a diversidade de produtos a oferecerem o recall”.

Para a secretária, o desafio é também de estimular os consumidores a atender o chamamento das empresas e realizar o atendimento. “Essa média de 60% é muito baixa. O consumidor leva em conta o valor agregado e a descartabilidade dos produtos, por isso o maior percentual de atendimento é para recall de veículos. Atendimento de 100% é minoria”, disse Juliana.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil