Começa aquecimento dos blocos de rua do Rio

19/01/2014 - 13h21

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Faltando mais de um mês para o carnaval, o aquecimento para o carnaval de rua já começou, com os ensaios gratuitos de vários blocos, em locais como o Aterro do Flamengo, Copacabana, a Lapa e Santa Teresa, além de festas animadas por blocos.

A presidenta do Grito da Sebastiana, Rita Fernandes, adianta que o calendário de eventos é grande, incluindo o ensaio do Bloco das Carmelitas, na Praça Tiradentes; do Escravos da Mauá, todas as sextas-feiras até o carnaval; e sorvetada do Gigantes da Lira, na Praça General Glicério, em Laranjeiras, para aquecer o “carnaval da criançada”.

Ontem (18), teve o Grito da Sebastiana, festa anual da entidade que reúne tradicionais blocos de rua do carnaval carioca e marca o início da festa. Hoje (19), tem ensaio do Bloco de Segunda e do Que Merda é Essa, a partir das 16h na Praia de Copacabana, altura da Rua Miguel Lemos.

No dia 26 de janeiro, é a vez do Suvaco do Cristo; no dia 2 de fevereiro, tem Meu Bem,Volto Já e Escravos da Mauá; em 9 de fevereiro, o Bloco das Carmelitas; em 16 de fevereiro, Simpatia É Quase Amor e Bloco do Barbas; e no dia 23 de fevereiro, tem o ensaio do Bloco Virtual. Os desfiles oficiais dos blocos da Sebastiana começam no dia 15 de fevereiro, com o Imprensa Que Eu Gamo, em Laranjeiras.

“Como o carnaval é só em março, abre a janela para um grande calendário de eventos, é o que vai ocorrer este ano. Vai ser difícil até escolher o que a pessoa quer fazer, porque vai ter eventos demais. São muitas escolhas de samba, lançamento de sambas, ensaios”, diz Rita. A programação ainda não está fechada, mas poderá ser consultada na página http://www.sebastiana.org.br/.

Rita Fernandes explica que, este ano, os blocos estão espalhados por vários pontos da cidade. “Ao mesmo tempo que o carnaval vai crescer muito em número de foliões, por outro lado, vai haver uma descentralização do carnaval que ocorria muito na zona sul e no centro. A gente está vendo que vai espalhar muito para a zona norte e para a zona oeste, porque novos blocos surgiram, são outras opções. Isso faz com que haja uma distribuição melhor pela cidade e mais opções para o folião circular”.

Ela lembra que o Simpatia é Quase Amor e o Barbas comemoram 30 anos em 2014 e prepararam vários eventos comemorativos. E os blocos Escravos da Mauá e o Meu Bem, Volto Já completam 20 anos.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro vai divulgar nesta semana a programação oficial dos cerca de 500 blocos que desfilarão este ano. De acordo com o órgão, o período carnavalesco inicia 30 dias antes do carnaval, que começa no dia 1º de fevereiro, até o domingo depois do desfile das escolas de samba campeãs na Sapucaí, dia 9 de março.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil