Câmara lança espaço para criar aplicativos destinados a aumentar transparência

Publicado em 19/02/2014 - 20:39 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Com o objetivo de incentivar a criação de aplicativos e sistemas digitais voltados para o acompanhamento da atividade parlamentar, a Câmara dos Deputados inaugurou hoje (19) o chamado Laboratório Hacker. Segundo o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a iniciativa contribuirá para dar transparência às ações do Legislativo.

“O Parlamento brasileiro começa a mudar aqui. É a revolução pelas ideias e pela comunicação”, escreveu Alves no mural do Laboratório Hacker.

A criação desse espaço foi aprovada pelo plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. Inicialmente, o laboratório deve trabalhar com dois projetos, cuja licitação já foi aprovada pela Mesa Diretora da Câmara.

O primeiro projeto prevê o monitoramento constante da Câmara por um instituto de pesquisa. O segundo projeto tem o objetivo de analisar a presença da Casa nas redes sociais.

O Laboratório Hacker dá continuidade a uma experiência lançada no ano passado, o Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar.

A experiência premiou três projetos. O primeiro criou o aplicativo Meu Congresso, que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e garante o controle social sobre os gastos de deputados e senadores. Outro permite o acompanhamento, por meio de celular, da assiduidade e das propostas dos parlamentares. O último projeto é um jogo que simula o processo de discussão e deliberação das propostas em tramitação na Câmara.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias