Prêmio Finep de Inovação vai distribuir R$ 8 milhões a empresas e inventores

Publicado em 10/05/2014 - 17:04 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, está com as inscrições abertas para a décima sétima edição do Prêmio Finep de Inovação, que destinará aos vencedores regionais e nacionais nas várias categorias um total de R$ 8 milhões em prêmios.

Segundo disse hoje (9) à Agência Brasil o presidente da Finep, Glauco Arbix, a premiação engloba não só empresas de todos os portes econômicos, mas também inventores individuais. “A gente estimula a inovação, a criatividade, ao mesmo tempo em que consegue identificar os setores que estão crescendo e estão mais agilmente buscando meios de se tornarem mais competitivos”, comentou.

As inscrições para o 17º Prêmio Finep de Inovação continuam abertas até o dia 7 de agosto próximo. A cerimônia de premiação deverá ocorrer no final do ano, no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa conta com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Serão contempladas oito categorias no total, sendo seis regionais e nacionais e duas exclusivamente nacionais. Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na etapa nacional, informou a assessoria de imprensa da Finep. O regulamento está disponível no endereço eletrônico http://premio.finep.gov.br/index.php/regulamento.

O  Prêmio Finep é considerado o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no Brasil. Desde sua criação, em 1998, premiou empresas, instituições e pessoas físicas cujos projetos ganharam projeção inclusive fora do país. No ano passado, o prêmio recebeu 570 inscrições.

As categorias que concorrem ao prêmio são:  micro e pequena empresa, média empresa, grande empresa (apenas na etapa nacional); instituição de ciência e tecnologia; tecnologia social; inventor inovador;  inovação sustentável; e tecnologia assistiva (restrita também à etapa nacional).

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias