Prêmio Finep de Inovação é entregue a vencedores do Sudeste, no Rio

Publicado em 05/11/2014 - 21:28 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Prêmio Finep de Inovação 2014 foi entregue na noite de hoje (5), em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a 26 ganhadores regionais, que agora vão concorrer à final nacional, no final do ano, em Brasília.  Os vencedores, que receberam prêmios de R$ 100 mil a R$ 250 mil, dependendo da categoria, são das cinco regiões brasileiras - Nordeste, Sudeste e Sul, com seis contempados cada; e do Norte e Centro-Oeste, cada uma com quatro premiados.

As categorias da etapa regional do Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) foram micro e pequena empresa; média empresa, instituição de ciência e tecnologia, tecnologia social, inventor inovador e inovação sustentável. Na etapa nacional, além dessas, haverá duas categorias exclusivas: grandes empresas e tecnologia assistiva.

Na categoria tecnologia social, o ganhador da Região Nordeste foi o projeto baiano Thydewá Upinã. Trata-se de um programa que permitiu a mais de 4 mil indígenas, de diversas etnias, se tornarem autores de 18 livros, interagindo com a sociedade por meio da internet. Na mesma categoria, o Rio de Janeiro foi o vencedor da Região Sudeste com o desenvolvimento de um remédio inovador no combate à malária.

Já na categoria pequena empresa, a Fumajet foi a vencedora da Região Sudeste com a moto fumacê - sistema de motos adaptadas com bombas  para fazerem o trabalho de dedetização, combatendo o mosquito da dengue e outras pragas. O invento consegue entrar em locais inacessíveis ao tradicional carro fumacê, como becos e vielas das comunidades.

Ao todo, 561 projetos se inscreveram para a edição 2014 do prêmio. Em abril, durante a abertura das inscrições, o presidente da Finep, Glauco Arbix, destacou que o prêmio, criado em 1998, além de estimular a criatividade, procura identificar os setores que crescem com mais agilidade, que buscam meios de se tornarem mais competitivos.

Durante o julgamento regional, os projetos foram avaliados por comitês de jurados formados por especialistas, representantes de instituições ligadas à inovação, do setor empresarial e da própria Finep, empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 


Fonte: Prêmio Finep de Inovação é entregue a vencedores do Sudeste

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias