Feira de tecnologia abre inscrições para alunos de escolas fluminenses

Publicado em 03/06/2015 - 20:19 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Já estão abertas as inscrições para a 9ª Feira de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado do Rio de Janeiro, o maior evento de tecnologia do estado. Desde ontem (2), alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), médio e técnico, de escolas públicas e privadas, podem se candidatar para apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas de todo o estado.

Segundo os organizadores, o objetivo da feira é despertar o gosto pela ciência, incentivando o envolvimento de jovens em projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico. Os inscritos serão avaliados em cinco categorias: ensino fundamental II, para os alunos dessa fase escolar; ciências biológicas e da saúde; ciências exatas; interdisciplinar (para projetos de arte e ciência, ciência e sociedade, ciência e esporte, educação e ensino de ciências, história da ciência); e desenvolvimento de tecnologia, para alunos de ensino médio e técnico.

Os trabalhos serão analisados por um comitê composto por professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa e de museus de ciência. Os 200 melhores serão encaminhados para a mostra final, evento aberto ao público e gratuito, nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, onde os alunos receberão medalhas e troféus. Os estudantes dos ensinos médio e técnico, que tiverem seus trabalhos premiados, poderão ainda concorrer a 15 bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, a feira é uma grande oportunidade não só para os alunos, mas também para professores e para a sociedade. "A feira não é algo restrito aos estudantes. É também um estímulo para os professores, que têm seus trabalhos reconhecidos e podem ver a consolidação de seus projetos."

Tutuca ressaltou que o evento é ainda mais importante para a sociedade, pois, estimulando estudantes e professores, trabalhamos para ter cidadãos mais bem formados, o que reflete diretamente no nosso dia a dia. E não me refiro apenas à área de ciência, tecnologia e inovação", disse.

As inscrições ficam abertas até 31 de agosto e podem ser feitas no site do evento, onde podem ser encontradas mais informações, bem como o regulamento para participação. Os alunos e professores de escolas fora da região metropolitana do Rio que tiverem trabalhos aprovados receberão hospedagem para participar do evento.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias