Detectado sinal de galáxia emitido há 5 bilhões de anos

Publicado em 06/07/2015 - 09:24 Por Da Agência Lusa - Sydney

Um telescópio australiano detectou sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos, informaram hoje (6) fontes científicas da Austrália.

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder, da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro), no Observatório Radioastronômico Murchison, a 790 quilômetros da cidade de Perth.

Em comunicado, a Csiro informou que a descoberta permitirá conhecer um período pouco estudado da história do universo. A equipe liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detectar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517.

A emissão de rádio com 5 bilhões de anos estava “gravada” em gás de hidrogênio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase imperceptível, “porque estava escondido no fundo do som de rádio”. No entanto, o silêncio radioeletrônico do observatório permitiu que o sinal fosse captado “claramente”.

Segundo o comunicado, a descoberta da galáxia será anunciada nesta segunda-feira, no Reino Unido.