Ministro diz que país deve valorizar a inovação para recuperar competitividade

Publicado em 13/08/2015 - 20:28 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse hoje (13) que a inovação é um desafio para o país. Segundo ele, a pasta tem o compromisso de valorizar a inovação como instrumento necessário à manutenção da competitividade da economia nacional.

“A inovação no Brasil ocupa posições de retaguarda na economia mundial", disse o ministro, ao participar do Fórum Empresarial de Defesa e Segurança, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Para Aldo, o papel do Estado é fundamental no esforço de pesquisa e produção científica e tecnológica e de inovação na sociedade. “Temos que olhar para a frente, com a capacidade de recuperar a economia e ampliar os investimentos em ciência, pesquisa e inovação. Na dúvida, precisamos pesquisar e inovar para as nossas necessidades.”

O ministro disse que a preocupação com investimentos em inovação tem o objetivo de tornar a economia do país mais competitiva. “É onde podemos recuperar e alcançar a competitividade. O Brasil sempre teve uma relação de responsabilidade das suas instituições públicas com os desafios da ciência e pesquisa.”

Ele afirmou que a atividade industrial brasileira, principalmente de alta tecnologia, tem sofrido reveses. Segundo Aldo, as exportações industriais, lideradas pelas mercadorias de alta tecnologia, sofreram um processo de mudança. “As nossas exportações industriais eram lideradas por produtos de alta tecnologia e passaram a ser lideradas por produtos de baixa tecnologia. Os produtos de alta tecnologia que ocupavam o primeiro lugar passaram para o quarto. É outro índice que deve nos lançar ao desafio da ciência, da pesquisa e da valorização da tecnologia e inovação.”

O ministro lembrou que a Presidência da República tem como prioridades a proteção cibernética e as áreas nuclear e espacial, que, segundo ele, devem receber mais investimentos do Estado. “Temos que ter segurança cibernética porque temos um sistema ainda vulnerável a invasões. Na área nuclear, já tivemos conversas com os presidentes dos institutos para ver as necessidades. E, na área espacial, temos o satélite com os chineses, os franceses, temos o microlançador com os alemães, além de uma cooperação com os russos”, disse.

“Isso tudo pressupõe que haja na base uma indústria de suporte de serviços e de equipamentos”, destacou Aldo Rebelo.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.