Vicentinho propõe que CPI da Petrobras investigue o caso Alstom

Publicado em 27/03/2014 - 19:54 Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O líder do PT na Câmara, Vicentinho, disse que o partido só indicará o nome para presidir CCJ na próxima terça-feira (25). A CCJ é considerada a comissão mais importante da Câmara (José Cruz/Agência Brasil)

Líder  do PT quer  incluir  no requerimento  de criação da CPI pedido para investigar caso Alstom  José Cruz/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho (SP), informou hoje (27) que vai propor a inclusão de um adendo ao requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na Petrobras para que sejam apuradas também denúncias envolvendo o pagamento de propina pela empresa Alstom a pessoas ligadas ao PSDB.

Pelo requerimento, a CPI investigará irregularidades ocorridas na estatal entre os anos de 2005 e 2014, sobretudo as relacionadas à compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

O líder petista informou que vai reunir sua bancada na próxima terça-feira (1) para conversar sobre o assunto. “Nossa proposta agora é passar o Brasil a limpo. Vou levar para a minha bancada, na terça-feira, a proposta de incluir um adendo na CPI para investigar o caso da Alstom em São Paulo, onde o governo nunca deixou abrir uma CPI", disse ele.

Vicentinho acrescentou que, se a oposição não aceitar sua proposta, trabalhará para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI). “Se, porventura, não for permitido a colocação desse adendo para passar o Brasil a limpo e colocar a verdade em cima da mesa, para toda a sociedade saber, nós vamos abrir uma CPMI. Vamos procurar construir uma CPI mista, com dados bem objetivos.”

O líder do PT chamou a CPI da Petrobras de CPI do Fim do Mundo. Segundo ele, a comissão tem um caráter puramente eleitoreiro desde o primeiro momento. Ele lembrou que as denúncias envolvendo a Petrobras estão sendo investigadas por vários órgãos, como o Ministério Público, a Polícia Federal, a própria Petrobras e outros. Ele garantiu que o PT participara da comissão.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.