Comissão externa da Câmara que investiga a Petrobras aprova requerimentos

Publicado em 22/04/2014 - 21:14 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Comissão Externa de Investigações sobre a SBM Offshore e a Petrobras. Na foto, o coordenador deputado Mauricio Quintella Lessa (José Cruz/Agência Brasil)

Comissão Externa da Câmara aprovou requerimentos para investigar a PetrobrasJosé Cruz/Agência Brasil

Convite para que o empresário Renato Cabral, presidente da empresa Astromarítima Navegações S.A., compareça à Comissão Externa da Câmara, que foi criada para investigar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela companhia holandesa SBM Offshore, foi aprovado hoje (22) pelos deputados que integram a comissão. O convite é para que o empresário preste esclarecimentos sobre contratos de locação de navios assinados com a Petrobras.

O nome da Astromarítima Navegações aparece, segundo o deputado Fernando Francischini (SDD-PR), que é autor do requerimento, em uma planilha apreendida pela Polícia Federal e que pertencia ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Mais dois requerimentos também foram aprovados pela comissão.  Um deles solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização dos contratos da Petrobras com a empresa Astromarítima e o outro busca informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para saber se houve alguma movimentação financeira atípica do empresário Júlio Faerman, suposto intermediário do pagamento de propina a servidores da Petrobras. No dia 9 de abril, a comissão aprovou convite a Faerman para falar sobre essas denúncias.

No início da noite, o deputado Luiz Alberto (PT-BA) apresentou ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), questão de ordem para anular atos da comissão externa. Ele alega que algumas decisões foram tomadas depois de iniciada a Ordem do Dia do plenário, o que contraria o Regimento Interno da Casa. Alves ficou de responder ao questionamento do petista em momento oportuno.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias