Luciana Genro e Pastor Everaldo cumprem agenda em Porto Alegre

Publicado em 31/07/2014 - 20:06 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os candidatos à Presidência da República Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) apresentaram suas propostas hoje (31) no 34º Congresso da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Porto Alegre. O evento, iniciado ontem (30), reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores.

Luciana Genro defendeu o repasse de 35% da arrecadação tributária para os municípios. A candidata disse que, nos últimos anos, cresceram as responsabilidades das administrações municipais sem que os recursos para cumpri-lás fossem assegurados. “Há uma sobrecarga desproporcional de responsabilidades. Defendemos a luta pelo reequilíbrio do Pacto Federativo. Hoje, de todos os impostos arrecadados, apenas 21% vão para os municípios. Nós achamos que deveria ser 35% para os municípios”, disse a candidata, que também cumpriu agenda em Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha. Ela visitou uma rádio comunitária e panfletou na cidade.

O presidenciável do PSC, Pastor Everaldo, também defendeu uma reforma fiscal e mais autonomia para os municípios. Ele é a favor ainda de compensações para as desonerações concedidas pelo governo, já que, quando há redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por exemplo, cai também o volume de recursos repassado a estados e municípios.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias