Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dilma faz caminhada com militantes e promete ampliar número de creches

Publicado em 20/09/2014 - 14:40

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil São Paulo

banner_eleições

A presidenta Dilma Rousseff fez hoje (20) uma caminhada com militantes no Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, zona sul paulistana. Ela foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Fernando Haddad, pelo candidato ao governo do estado pelo PT, Alexandre Padilha, e pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Antes do ato, Dilma fez um pronunciamento a jornalistas em que prometeu aumentar os investimentos em educação infantil. “A minha proposta é universalizar, conforme o Plano Nacional de Educação, pré-escolas para todas as crianças de 4 a 5 anos. E ampliar todas as escolas-creches para as crianças de 0 a 3 [anos]”, ressaltou.

A presidenta disse ainda que pretende expandir as escolas em tempo integral. “Nenhum país do mundo virou uma nação desenvolvida sem ter dois turnos. Não é uma questão trivial. É uma questão central no Brasil”, enfatizou. Segundo ela, a mudança vai reforçar o aprendizado. “O segundo turno não é para aprender balé. É para ter uma educação que centre matemática, português, uma língua, ciências”, acrescentou.

A valorização dos professores de alfabetização foi outro ponto destacado por Dilma. “Nós queremos, no próximo período, ampliar ainda mais o número de professores alfabetizadores. Socialmente falando, o salário é um fator de valorização. Então nós não podemos ter salários baixos. No Brasil a gente tinha que montar até um altar para o professor alfabetizador de tão importante que ele é.”

Dilma apresentou ainda resultados do seu governo na área da educação infantil. “Já entregamos e estão funcionando, desse total de 8.694 [creches], somando o que ficou para construir do presidente Lula e o que é da minha parte, já entregamos 2,3 mil creches aproximadamente. E tem em obras 4.165”, detalhou.

De acordo com a presidenta, os últimos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) também demonstram os avanços na área. “Mesmo com tudo isso que aconteceu, quando mudaram as ponderações da Pnad. Mesmo com a correção, a taxa de escolarização das crianças de 4 a 5 anos atingiu 81,4% em 2013. É bom lembrar que ela saiu de 74,4%”, disse ao lembrar dos erros cometidos na primeira divulgação dos dados.
 

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias