Prefeitura do Rio começa a receber sugestões para as Olimpíadas de 2016

Publicado em 09/09/2014 - 14:51 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (9) a primeira plataforma colaborativa online para discussão de políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O debate de abertura tratou do legado dos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a iniciativa, denominada Desafio Ágora Rio, é voltada para pessoas interessadas em participar dos programas decisórios do governo.

Segundo ele, a proposta é fruto das manifestações do ano passado, quando a sociedade cobrou a criação de canais com as autoridades para definir prioridades para a cidade. Conforme o prefeito, o termo grego ágora significa praças públicas para encontros.  

“Trata-se de um laboratório online permanente que, em seu primeiro debate, mostra algumas prioridades para as Olimpíadas. A plataforma conta com a participação de todas as secretarias municipais e terá debates de quatro fases a cada três meses.

A primeira fase terá duração de 40 dias, com o recebimento de sugestões do público. Prevista para 20 dias, a segunda servirá para discussão da viabilidade e probabilidade das ideias apresentadas. Na terceira fase, de uma semana, serão votadas as propostas recebidas. Elas serão escolhidas com base no critério de uma a cinco estrelas.

De acordo com Eduardo Paes, na última fase estudos colaborativos serão produzidos e encaminhados à prefeitura.  O documento deverá ser analisado pelos integrantes do grupo em dez dias. Após esse prazo, serão conhecidas as propostas escolhidas.

O cidadão interessado em participar das discussões deverá acessar o portal da prefeitura  e criar um perfil próprio. Também é possível acessar o portal por meio do perfil da rede social.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias