Amazonas está pronto e espera ter segundo turno tranquilo

Publicado em 24/10/2014 - 21:29 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Manaus (AM)

banner_eleições

 

Com pouco movimento nas ruas, devido ao feriado de aniversário de 345 anos da cidade, Manaus está muito tranquila hoje (24), faltando dois dias para o segundo turno das eleições. Os dois candidatos ao governo do estado, Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (PROS), não tiveram agendas públicas e pelas ruas podiam ser vistos poucos cabos eleitorais com bandeiras e quase nenhuma placa de propaganda política.

De acordo com a presidenta do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, o primeiro turno foi considerado pelos eleitores e pela mídia local como o mais tranquilo dos últimos anos, o que deve se repetir neste domingo.

“Estamos com tudo pronto, toda as urnas já [estão] nas escolas, as seções instaladas. Nós fizemos isso no primeiro turno e tivemos a alegria de ser o estado com o menor número de urnas trocadas em toda a federação, talvez por causa desse cuidado. Levamos as urnas com antecedência, foram ligadas na sexta-feira, no sábado novamente o nosso técnico viu se as baterias estavam OK, então no domingo [5] tivemos somente 22 urnas trocadas em todo o estado. Foi muito positivo”.

Segundo a desembargadora, apenas as seções das aldeias indígenas de Atalaia do Norte ainda não estão prontas, pois as urnas serão levadas de helicóptero amanhã de manhã. “Hoje estamos só fazendo o contato com as zonas eleitorais do interior do Amazonas, justamente para ver a situação da segurança, se a Força Nacional de Segurança já começou a chegar aos locais em que foram atendidos pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], saber qual a situação. Mas todos que eu tenho falado estão na mais absoluta normalidade”.

Amanhã às 9h30 será feito o sorteio das duas urnas que participarão da auditoria conhecida como votação paralela no domingo. Como o Amazonas tem dois fusos horários, a divulgação da apuração no domingo começará a ser feita a partir das 18h, pelo horário de Manaus, que vai coincidir com as 17h em 13 municípios do estado e também com o horário em que o TSE vai liberar a apuração da eleição para presidente, às 20h pelo horário de Brasília. Por causa do horário brasileiro de verão, Manaus, que não adota a mudança, está com duas horas a menos do que Brasília.


 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias