Congresso é iluminado em rosa para campanha contra câncer de mama

Publicado em 01/10/2014 - 19:35 Por Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Monumentos de Brasília iluminados de rosa para a campanha Outubro Rosa. Movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama (Valter Campanato/Agência Brasil)

Iluminação em  rosa destaca prédios do Congresso Nacional      Valter   Campanato/Agência   Brasil

Às 17h de hoje (1º) luzes cor de rosa foram acesas do Congresso Nacional, dando ao prédio o tom da campanha "Outubro Rosa", que lembra a luta contra o câncer de mama. Uma cerimônia para as funcionárias da Câmara dos Deputados e do Senado marcou o início da campanha, que tem vários eventos previstos ao longo do mês.

As funcionárias foram lembradas por médicos da necessidade de fazer exames preventivos e observar qualquer alteração nos seios, que deve ser levada ao conhecimento de um ginecologista ou mastologista o quanto antes. O diagnóstico precoce é o principal fator de cura do câncer de mama. As mulheres, no entanto, tendem a evitar o assunto por medo dos efeitos de um possível tratamento ou de ficar mutiladas, o que acaba atrasando o diagnóstico e prejudicando o tratamento.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. No ano passado, foram 52,6 mil casos no Brasil, segundo dados divulgados pelo governo federal. A projeção de risco gira em torno de 52 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A campanha "Outubro Rosa" é mundial e começou no Brasil em 2002, ocorrendo todos os anos sempre no mês de outubro. Em Brasília outros prédios da Esplanada dos Ministérios também estão iluminados de rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias