Dilma defende programas de seu governo e diz que país não pode retroceder

Publicado em 22/10/2014 - 13:21 Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 22/10/2014 - 21:26












A quatro dias do segundo turno, a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, fez campanha hoje (22) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, cidade onde viveram sua mãe e seus avós. Durante ato político em uma praça, ela disse que na reta final da eleição quis voltar às “raízes”.

Ao lado do governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, de prefeitos e lideranças locais, Dilma fez breve discurso em que destacou programas sociais de seu governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Disse que a parceria entre o novo governo mineiro, do PT, e o Palácio do Planalto nos próximos quatro anos será fundamental para o desenvolvimento do estado.

“Vamos transformar Minas Gerais, trazer para Minas o desenvolvimento, a infraestrutura e os programas sociais. Sabemos que o povo mineiro é aquele povo com garra, que batalha para melhorar a vida da sua família, mas para isso é bom que tenha oportunidades; e nós assumimos o compromisso dessa criação de oportunidades para mineiros e mineiras. Seremos parceiros e faremos o melhor governo em parceria que Minas já viu. O Pimentel no Palácio da Liberdade e eu lá em Brasília”, disse.

A candidata do PT voltou a criticar as propostas de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), para a política econômica e a comparar as gestões tucanas com os governos do PT. “Nessa campanha está em jogo o futuro do país, sabemos quem, no passado, desempregou, quem conseguiu bater o recorde de desemprego em 2002, foi o governo Fernando Henrique Cardoso. Não vamos permitir nem admitir que o Brasil retroceda”.

Dilma disse ainda que, em um eventual segundo mandato, pretende manter e avançar em conquistas sociais. “O povo tem de ser capaz de defender as suas conquistas. Temos que fazer muito mais pelo Brasil na educação, na saúde e na segurança”, acrescentou.

Depois de Uberaba, a candidata petista fez campanha no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio Janeiro. Ela fez uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, acompanhada principalmente por mulheres. Mesmo com a voz rouca, Dilma falou aos jornalistas minutos antes da passeata e fez um pequeno discurso ao fim do evento, em que destacou a política de combate à violência contra a mulher.

“A parte mais importante da política que desenvolvemos foi o combate sistemático à violência que vitimiza a mulher no Brasil. Nós não podemos compactuar com isso. Tanto do ponto de vista dos direitos humanos, mas sobretudo da afirmação da democracia, a mulher tem prioridade no que se refere ao combate à violência”, disse.

A candidata petista disse ainda que sobre a mulher “recai a violência fundamentalmente doméstica, de parentes, amigos ou conhecidos”. Segundo Dilma, esse tipo de violência “é muito ruim para o país, para as famílias, para as crianças”. Ela destacou que o combate à violência contra a mulher é uma das prioridades do seu governo. “O grande projeto nosso é a Casa da Mulher Brasileira, onde vamos concentrar todos os órgãos do Judiciário, do Ministério Público e do Executivo que combatem a violência que vitimiza a mulher”, ressaltou

Dilma Rousseff defendeu também a construção de mais creches, como forma de garantir liberdade para as mulheres e igualdade de condições às crianças de todas as classes sociais. “A creche e a pré-escola não é só porque ela trabalha. É porque é uma questão essencial para a gente atacar a desigualdade das crianças na raiz. É ali que está a desigualdade de oportunidade, entre uma criança filha de pais de classe média e uma criança filha de pais da classe mais pobre do país.”

 

*Atualizada às 21h26 para acréscimo de informação

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias