Eleitores se aglomeram para entrar no maior local de votação de Natal

Publicado em 26/10/2014 - 10:30 Por Vitor Abdala - Enviado Especial da Agência Brasil - Natal

banner_eleições

Abertura do maior local de votação do Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar, em Natal (Vitor Abdala/Agência Brasil)

Abertura do maior local de votação do Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar, em Natal Vitor Abdala/Agência Brasil

Dezenas de eleitores se aglomeraram antes da abertura do portão da Universidade Potiguar, no bairro do Capim Macio, em Natal, no maior local de votação do Rio Grande do Norte, com 21 urnas e cerca de 9,6 mil eleitores. Como o estado não aderiu ao horário de verão, a votação começou uma hora mais tarde.

A comerciária Camila Oliveira, de 22 anos, chegou antes das 7h ao local de votação, para conseguir entrar no trabalho às 9h. “Tive que chegar cedo para garantir que ia conseguir chegar no trabalho, mas é muito cansativo”, conta a jovem que, no primeiro turno, estava de folga do trabalho e não precisou votar cedo.

Já o aposentado Ivan da Silva, de 54 anos, chegou às 6h40 achando que a votação começaria no horário de Brasília, ou seja, às 7h em Natal. “Cheguei cedo para me ver livre logo. Acho que o voto não deveria ser obrigatório. Estou aqui em vez de estar na praia”, disse o eleitor.

Abertura do maior local de votação do Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar, em Natal (Vitor Abdala/Agência Brasil)

Eleitores se aglomeram para entrar no maior colégio eleitoral de Natal, na Universidade Potiguar, Rio Grande do NorteVitor Abdala/Agência Brasil

No entanto, a tentativa desses eleitores de chegar cedo para serem os primeiros a votar não deu certo. Pouco antes das 8h, várias pessoas chegaram e se posicionar em frente ao portão, sem respeitar a ordem de chegada. Por isso, quando o local foi aberto, as pessoas se espremeram para passar pela porta de correr de vidro.

Segundo o coordenador do local de votação, Adriano Bezerra Gomes, o tumulto foi só na hora de entrar: “como são 21 seções eleitorais, essas pessoas se dispersam e não há grandes filas. Aqui costuma ser tranquilo ao longo do dia, porque o local é espaçoso, todas as salas têm ar condicionado”, afirma Gomes, que coordena o local desde as eleições de 2008.

Pela cidade de Natal, há pouca sujeira nas ruas. Apenas poucos panfletos podem ser vistos em algumas calçadas. A reportagem tampouco presenciou boca de urna ou pessoas com bandeiras de candidatos no início de manhã.

A votação no Rio Grande do Norte termina uma hora depois de Brasília. Meia hora depois (às 18h30 no horário de Brasília), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) deve começar a divulgar os resultados parciais da disputa para o governo do estado.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias