Na véspera do segundo turno, candidatos de Porto Velho fazem carreata

Publicado em 25/10/2014 - 21:01 Por Aline Moraes - Enviada Especial da TV Brasil/EBC - Porto Velho

banner_eleições

Automóveis com sol alto e apoiadores carregando bandeiras fizeram barulho durante o dia de hoje (25) nas ruas do centro de Porto Velho, capital de Rondônia. As carreatas dos dois candidatos ao governo do estado, Confúcio Moura (PMDB), que tenta a reeleição, e Expedito Júnior (PSDB) foram a única atividade de campanha até o final da tarde. Nas ruas, poucos cavaletes e faixas. Não havia ninguém distribuindo os chamados “santinhos”. A maior parte da propaganda ficou a cargo dos carros adesivados.

A preocupação com a sujeira deixada pela propaganda eleitoral no primeiro turno fez com que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) definisse uma multa de R$ 100 mil ao candidato que resolva espalhar propaganda eleitoral irregular no domingo. A decisão foi tomada pelo juiz da propaganda do TRE, Herculano Martins Nacif, na última segunda-feira (20), a partir de um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral. O objetivo é combater a prática da propaganda ilegal depois das 22h de hoje (25) e o crime de boca de urna.

“Antes, nós recolhíamos alguns santinhos, enviávamos para o Ministério Público e eles entravam com várias ações”, explica a coordenadora de segurança das eleições em Rondônia, Lia Maria Araújo Lopes. “Agora, nós já temos uma decisão”, destaca. Para ela, a definição prévia de uma sanção vai reforçar a fiscalização. O TRE recomenda aos eleitores que, se encontrarem situações irregulares depois das 22h de hoje, fotografem o material de propaganda e registrem o local onde eles foram espalhados. A denúncia pode ser feita pelo Disque 148 ou pelo Whatsapp, para o número (69) 9231-3664.

Para o pedreiro Fredeson Benigno, o clima na cidade está tranquilo. “Todo mundo na expectativa para o segundo turno”, disse ele destacando que já decidiu para quem vai votar. Há quem não veja opção em nenhum dos dois candidatos, como a vendedora Taiane dos Santos Souza. “A população está indecisa, creio que muita gente vai votar nulo.”

No primeiro turno, a disputa no estado foi apertada. Confúcio Moura teve 35,86% dos votos válidos e Expedito Júnior conseguiu 35,42%. Votos nulos e brancos somaram 9,29%. O eleitorado de Rondônia é de 1.126.502 de pessoas.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias