Porto Alegre tem operação especial para multar quem produzir lixo eleitoral

Publicado em 25/10/2014 - 17:36 Por Ana Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC - Porto Alegre

banner_eleições

A exemplo do primeiro turno, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai multar quem jogar santinhos e panfletos nas ruas de Porto Alegre, amanhã (26), segundo turno das eleições. Seis equipes vão circular pelas diversas regiões da cidade para coibir irregularidades, das 8h às 17h. A multa para quem descartar irregularmente material de campanha nas ruas é R$ 263.

Além da fiscalização, a operação especial de limpeza começa na madrugada de sábado para domingo com 107 garis e 23 caminhões que farão o recolhimento de materiais de campanha que estiverem irregulares nas vias públicas da capital.

A ação da madrugada vai até domingo às 8h, início da votação. Ao longo do dia, equipes em regime de plantão farão a limpeza na frente dos colégios eleitorais. No domingo, após as 17h, quando será encerrada a votação, 774 garis e 50 caminhões estarão nas ruas para fazer a varreção e limpeza da cidade.

Entre o dia 24 de setembro e a madrugada do dia 6 de outubro, o DMLU recolheu 45 toneladas de resíduos eleitorais, como cavaletes, placas e outras propagandas irregulares nas ruas de Porto Alegre. Apenas entre as 22h do sábado (4), véspera do primeiro turno, e a madrugada de segunda-feira, dia 6, foram recolhidas 35 toneladas de lixo eleitoral. O serviço de fiscalização do departamento emitiu 270 autos de infração até as 17h de domingo (5).

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias