Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas no Rio Grande do Sul

Hoje (3), 30% delas serão levadas para os locais de votação e amanhã

Publicado em 03/10/2014 - 09:12 Por Ana Cristina Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC - Porto Alegre

banner_eleições

Urnas Eletrônicas que serão utilizadas nas zonas eleitorais de Porto Alegre começam a ser despachadas para os locais de votação. ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Urnas Eletrônicas que serão utilizadas nas zonas eleitorais de Porto Alegre começam a ser despachadas para os locais de votaçãoMarcelo Camargo/Agência Brasil

As 32.769 urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições de domingo (5) começaram a ser distribuídas aos 8.797 locais de votação do Rio Grande do Sul. Ontem, quinta-feira (2), 5% das urnas já foram transportadas para seções eleitorais de Porto Alegre e do interior gaúcho. Hoje (3), 30% delas serão levadas para os locais de votação e amanhã (4) o trabalho será concluído em todos os 497 municípios gaúchos. No sábado, à tarde, será feita a montagem das seções.

“As urnas do Rio Grande do Sul ficam nas zonas eleitorais o ano inteiro. A preparação das urnas é feita pelas zonas e elas distribuem diretamente para os locais de votação”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Daniel Wobeto.

Segundo ele, não há possibilidade de fraude já que as urnas estão lacradas e programadas para funcionar apenas no dia da votação.

Às 7h de domingo, os mesários de cada sala de votação vão emitir documento chamado zerésima, que faz uma listagem com o nome de todos os candidatos e seus respectivos votos. Se a urna estiver funcionando corretamente, a impressão da zerésima vai demonstrar que nenhum candidato recebeu votos antes do início das eleições.

Caso alguma urna apresente defeito durante o processo de votação, é solicitada a troca por uma de reserva. Das 32.769 urnas do Rio Grande do Sul, 5.709 são de reserva para poderem substituir as defeituosas no dia da eleição.

>> Ainda tem dúvidas sobre o processo eleitoral? Faça o teste e fique craque!

“Temos uma média histórica de 2% de ocorrências, como tomada com defeito, ou urna que dá um problema mas ao ligá-la de novo volta a funcionar normalmente. Substituição de urna mesmo ocorre em menos de 1% dos casos”, informou Wobeto.

A expectativa do TRE é que a eleição transcorra normalmente no estado, mesmo em caso de falta de energia, já que cada urna tem uma bateria interna que permite seu funcionamento. Cada bateria funciona de sete a 12 horas seguidas.

De acordo com o secretário, a previsão é que o resultado final da eleição no estado seja divulgado até as 22h de domingo.


Fonte: Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas no Rio Grande do Sul

Edição: José Romildo

Últimas notícias