Dilma mantém Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres

Publicado em 31/12/2014 - 12:35 Por Da Agência Brasil - Brasília

A professora e socióloga Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) desde 2012, continua no cargo durante o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Embora tenha cursado alguns anos de medicina, Eleonora Menicucci formou-se em ciências sociais e fez doutorado em ciência política, pós-doutorado em saúde e trabalho das mulheres e livre docência em saúde pública. É professora titular (licenciada) de saúde coletiva na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Filiada ao PT, a mineira de Lavras combateu a ditadura militar em alguns momentos ao lado da presidenta Dilma Rousseff. Por essa luta, passou quase três anos na cadeia, em São Paulo, de 1971 a 1973. Participou de conselhos, comissões e consultorias em políticas públicas e direitos das mulheres.

Na vida acadêmica, Eleonora tem experiência como pesquisadora e docente, nas áreas de sociologia e saúde coletiva, com ênfase em sociologia da saúde, e estuda temas como saúde e relações de gênero, violência de gênero, saúde reprodutiva e direitos sexuais. Foi pró-reitora de extensão da Unifesp até fevereiro de 2012, quando aceitou o convite de Dilma para fazer parte do governo.


Fonte: Dilma mantém Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias