Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governador do Ceará será o novo ministro da Educação

Publicado em 23/12/2014 - 20:46

Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Brasília

O governador do Ceará, Cid Gomes, é o entrevistado do Espaço Público. Apresentação é do jornalista Paulo Moreira Leite (Valter Campanato/Agência Brasil)

O governador do Ceará, Cid Gomes, será o novo ministro da EducaçãoValter Campanto/Arquivo Agência Brasil

O novo ministro da Educação é o atual governador do Ceará, Cid Gomes. Ele nasceu em Sobral (CE), em 1963, e ingressou na politica em 1988, aos 25 anos. Ele substitui o atual titular da pasta, Henrique Paim.

Na universidade, presidiu o Centro Acadêmico do curso de engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se formou engenheiro civil. Em 1990, conquistou o primeiro mandato de deputado estadual, reelegendo-se em 1994.

Foi eleito prefeito de Sobral em 1996 e em 2000. Em 2005, mudou-se para Washington (EUA), onde exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2006, elegeu-se, em primeiro turno, governador do Ceará e também coordenou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para o segundo turno da eleição presidencial. Em 2010, foi reconduzido ao cargo de governador.

Cid Gomes é filho de José Santos Ferreira Gomes, que foi prefeito de Sobral, e irmão de Ciro Gomes, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, em 1994, e da Integração Nacional, em 2003.

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias