Plenário da Câmara vota pedido de cassação do deputado André Vargas

Publicado em 10/12/2014 - 13:59 Por Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados vota, neste momento, o pedido de cassação do mandato do deputado André Vargas (sem partido-PR). Inicialmente, a sessão havia sido cancelada por falta de quórum, provocando tumulto. Pouco mais de 170 deputados marcaram presença e, para que a votação ocorresse, eram necessários, no mínimo, 257 presentes.

O deputado Júlio Delegado (PSB-MG), relator do caso no Conselho de Ética, protestou, indignado, contra o cancelamento, afirmando que não havia transcorrido sequer a metade do tempo previsto para a duração de uma sessão extraordinária – cerca de quatro horas.

A reação motivou uma reunião informal entre parlamentares e assessores que se revezaram na presidência da sessão. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) assumiu, então, o comando do plenário, abrindo nova sessão da Câmara com outra pauta, o que provocou ainda mais confusão.

“Tem gente que lê e interpreta muito o regimento. Isto aqui teria repercussões outras. Fui designado relator em abril. Enquanto todos estavam em recesso de Copa do Mundo e eleições, eu estava aqui fazendo relatório”, protestou Delgado. Ele lembrou que, durante três meses, a pauta da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) ficou obstruída por conta do recurso apresentado por André Vargas. “Quem pautou esta matéria também trabalhou para que não tivesse quórum e, na hora que estava se constituindo quórum, a sessão foi encerrada. Essa sessão não tem condições para votar PEC. Peço ética e postura ao Conselho de Ética”, completou Delgado.

Chinaglia tentou acalmar os ânimos e disse que a orientação veio do presidente da Casa. Chamado ao plenário, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu a responsabilidade e colocou o processo contra André Vargas como primeiro item da pauta e a representação está sendo avaliada.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias