Cardozo nega demora na indicação de novo ministro para o STF

Publicado em 25/02/2015 - 15:46 Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Quase sete meses após a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou hoje (25) que haja demora na indicação de um nome para ocupar a 11ª cadeira da Corte.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala à imprensa após encontro com o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e com presidentes das seccionais da OAB de outros estados (José Cruz/Agência Brasil)

Não há competição ou favoritos na indicação para o STF, diz ministro da JustiçaJosé Cruz/Agência Brasil

Cardozo minimizou a lentidão para a escolha da presidenta Dilma Rousseff, afirmando que não há prazo legal para que o anúncio seja feito. Ele também negou que haja disputa ou favoritos entre magistrados.

“A grande verdade é que não existe disputa. Portanto, não há competição ou favoritos. O que existe é uma escolha cuidadosa da presidenta da República. Em relação ao escolhido, posso assegurar que será o melhor nome”, disse Cardozo.

O ministro descartou qualquer chance de ter seu nome indicado para o cargo. “Descarto [a possibilidade]. Por mais que a imprensa tenha dito, nunca pleiteei o [cargo de ministro do] Supremo. Não sei de onde tiraram isso. Meu papel é ser ministro da Justiça. Fico aqui enquanto a presidenta Dilma Rousseff achar que devo ficar."

Cardozo disse que, quando terminar sua função ministerial, voltará para a advocacia e para a vida acadêmica, que sempre foram de seu agrado e, por força de missões na vida pública, "ficaram um pouco paralisadas”.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias