Mudança e independência dão o tom dos discursos de Luiz Henrique e Renan

Publicado em 01/02/2015 - 17:34 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os nomes dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e de Luiz Henrique (PMDB-SC) foram registrados oficialmente, após a cerimônia de posse dos novos 27 senadores, para concorrer à Presidência do Senado. Em seu discurso ao plenário, o catarinense optou por destacar a necessidade de mudanças. Disse que, se eleito, não fará “indicação de ministros e para cargos de empresas”. Renan, que pleiteia um segundo mandato, fez um discurso voltado aos parlamentares e falou, algumas vezes, diretamente ao seu concorrente. “Quando as ruas sacudiram o país, senador Luiz Henrique, foi o Senado que deu a resposta. Votamos uma série de matérias urgentes”, disse.

Senador Luiz Henrique

Luiz Henrique destaca necessidade de mudanças em seu discurso à Presidência do SenadoArquivo/Agência Brasil

Como Renan é o atual presidente do Senado, coube ao primeiro vice-presidente, senador Tião Viana (PT-AC), conduzir a sessão que escolherá aquele que comandará a 55ª legislatura. As candidaturas de Renan e de Luiz Henrique foram registradas pelos senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Lídice da Mata (PSB-BA), respectivamente.

Em seu discurso de candidato, Luiz Henrique destacou a necessidade de mudança na forma como a política tem sido praticada no país, em especial a necessidade de reformas política, fiscal e tributária. “O sentimento de mudança vem das ruas e ronda os corredores do Congresso. Mudanças políticas, econômicas e sociais”.

O senador, ligado ao grupo dissidente do PMDB, ressaltou que o desafio do Congresso “é imenso para superar a crise do país. Será necessário grande comprometimento de todos”, disse o candidato. “Percebo que senadoras e senadores querem que as tarefas legislativas sejam compartilhadas democraticamente. Ouvindo a maioria e respeitando a minoria”, acrescentou, ao destacar a necessidade de o Legislativo avançar "nas reformas política, fiscal e tributária, há tanto tempo adiada”.

 

Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, preside sessão do Congresso Nacional para a votação de 38 vetos presidenciais e de quatro projetos de lei (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Renan Calheiros destaca avanços do Senado nos últimos dois anos em que esteve sob seu comando e defende a “harmonia e independência” dos poderesFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Renan Calheiros defendeu a “harmonia e independência” dos Poderes e que as reformas política e tributária sejam colocadas em pauta. “Renovar é um verbo. Não é um nome. As reformas são nossos maiores desafios. Precisamos aprovar a reforma política e criar critérios claros para que as campanhas não sejam alvo de suspeitas”, disse o candidato à reeleição. Ele fez um discurso voltado aos parlamentares e dirigiu-se,, algumas vezes, diretamente ao seu concorrente. “Quando as ruas sacudiram o país, senador Luiz Henrique, foi o Senado que deu a resposta. Votamos uma série de matérias urgentes”.

Renan disse ainda que "para evitar a desmoralização e corrigir o desgaste da política, a única ação cabível é votar a reforma [política]. E é inadiável colocar também na agenda a reforma tributária”.

A votação para a Presidência do Senado será secreta e em cédulas de papel.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias