Nova bancada da Assembleia Legislativa do Rio toma posse com 41,4% de renovação

Publicado em 01/02/2015 - 17:28 Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os 70 deputados estaduais eleitos pela população fluminense, em 5 de outubro de 2014, tomaram posse em cerimônia hoje (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A maior parte (39) foi reeleita e, dos 31 novos deputados, 27 são estreantes na Alerj. Em relação ao mandato anterior, houve renovação de 41,4% das cadeiras.

Com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, a cerimônia marca o início da 11ª legislatura, que se estende até janeiro de 2019. Ao discursar para os deputados, o governador destacou que precisará da contribuição da Alerj para enfrentar "momentos difíceis" na economia do estado e do país. "Sentados à mesma mesa, vamos encontrar um caminho para o estado manter suas conquistas e tentar ampliá-las", disse Pezão, que considerou a legislatura "oxigenada".

A maior bancada continua sendo a do PMDB, que também é o partido do governador, com 15 deputados, seguido do PR, com oito, e do PSD, com sete. Entre os 70 eleitos, o mais votado foi Marcelo Freixo, do PSOL, que recebeu 350 mil votos. O partido ampliou sua bancada de dois para cinco deputados.

Amanhã (2), os deputados se reúnem para decidir a nova Mesa Diretora da Casa, até então presidida pelo deputado Paulo Melo (PMDB), que foi reeleito, mas vai assumir uma secretaria no governo do estado.


Fonte: Nova bancada da Assembleia Legislativa do Rio toma posse com 41,4% de renovação

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias