Nomeado o novo diretor-geral da EBC

Publicado em 05/02/2015 - 17:13 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O jornalista Américo Martins dos Santos será o novo diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A nomeação foi publicada na edição de hoje (5) Diário Oficial da União.

Américo Martins é formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo do Campo (SP). Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, e em ciências políticas no Birkbeck College, da Universidade de Londres, ambas na Grã-Bretanha.

Iniciou a carreira na Folha de S.Paulo, onde foi repórter e editor assistente de política e economia. Em Brasília, trabalhou na sucursal do Jornal do Brasil, como coordenador de política.

Em Londres, trabalhou por 13 anos na British Broadcasting Corporation, Corporação Britânica de Radiodifusão, conhecida pela sigla BBC. É uma rede pública de rádio e televisão do Reino Unido, fundada em 1922.

Na rede britânica, foi diretor da BBC Brasil e, por quatro anos, editor executivo para o Continente Americano. Venceu, com a equipe do Serviço Mundial da BBC, o AIB Media Award 2010, promovido pela Association for International Broadcasting (AIB).

Em agosto de 2010, assumiu a Superintendência de Jornalismo e Esportes na Rede TV, onde trabalhou por quatro anos.

Em outro decreto, Edvaldo Aparecido Cuaio foi designado representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da EBC. Ele é radialista com passagens pela TV Cultura e a TV Senado. Desde 2002, exerce a função de editor de imagem na EBC.

Ele foi eleito representante dos trabalhadores em abril de 2014, tendo como suplente a jornalista Isabela Vieira, da sucursal da Agência Brasil no Rio de Janeiro. Seu mandato é de três anos.

Em outro decreto, foram reconduzidos ao Conselho Curador da empresa, como representantes da sociedade civil, Takashi Tome, Mário Augusto Jakobskind e Ana Maria da Conceição Veloso. Todos terão mandato de quatro anos.

* O título foi alterado para ajuste de informação às 18h35

Edição: Beto Coura

Últimas notícias