Saída de Graça Foster da Petrobras foi tardia, avaliam deputados da oposição

Publicado em 04/02/2015 - 16:14 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A renúncia da presidenta da Petrobras, Graça Foster, repercutiu diferentemente entre parlamentares da oposição e da base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados. Para os oposicionistas, a saída de Graça, que ficou três anos à frente da maior empresa do país, foi tardia. A saída foi anunciada hoje (4), em nota divulgada pela empresa.

“Pedíamos desde setembro essa saída”, disse o líder do PSDB na Casa, Carlos Sampaio (SP), após o anúncio de que Graça Foster e cinco diretores da petroleira renunciaram ao cargo. Segundo Sampaio, Graça foi demitida por ter cumprido "a missão de limpar a barra do governo" nos casos de corrupção envolvendo a estatal.

O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a saída foi no momento oportuno e de “foro íntimo”. Para ele, é importante fortalecer a Petrobras. "É uma empresa que tem recursos, inclusive para o futuro do país. Há uma tentativa muito grande de desmerecer a Petrobras como empresa pública. Temos que manter as políticas de conteúdo nacional da Petrobras, que garantem empregos e garantem o crescimento do país”, afirmou Falcão. Para ele, as críticas da oposição estão voltadas para privatizar a empresa e para retirar da estatal a condição de "operadora única do pré-sal e do regime de partilha".

Em nota, o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), disse que a insistência em manter Graça Foster na presidência da Petrobras gerou especulações de que ela foi conivente com os desmandos na empresa. “Primeiro, ela negou que houvesse qualquer tipo de irregularidade na estatal, e logo depois a denúncia do Ministério Público mostrou envolvimento de três ex-diretores: Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque”.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) rechaçou a afirmação da oposição de que houve demora na saída de Graça Foster. Segundo ele, apesar de a saída já ser prevista, a renúncia só precipitou a mudança na diretoria, prevista para março. “A Petrobras tinha um calendário próprio, que era a mudança do Conselho de Administração, e o prazo previsto era março. Na minha opinião, ela [Dilma Rousseff] iniciou o processo de mudança que resultou hoje na saída da Graça Foster”, minimizou.

Ontem, Graça Foster participou de reunião com a presidenta Dilma Rousseff. Ao longo do dia, alguns veículos de imprensa noticiaram a possibilidade da saída dela da presidência da Petrobras, em função do desgaste causado pelas denúncias de corrupção na empresa.

Segundo Teixeira, esse fator pesou contra Graça Foster. “A descoberta da existência de um cartel na Petrobras fez com que a atual direção perdesse a governabilidade. Assim, é fundamental que uma empresa desse porte tenha outro tipo de governança que possa atravessar esse momento e fazer com que a Petrobras lidere o mercado de petróleo mundialmente, que é a sua vocação”, defendeu.

A definição sobre a nova diretoria da Petrobras ocorrerá na reunião do Conselho de Administração da estatal, na próxima sexta-feira (6).


Fonte: Saída de Graça Foster da Petrobras foi tardia, segundo oposição

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.