Brasileiros no Canadá protestam contra a corrupção no Brasil

Publicado em 15/03/2015 - 16:18 Por Iara Falcão - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Montreal (Canadá)

Ao menos 30 pessoas se reuniram em frente ao Westmount Square – edifício que abriga o consulado brasileiro em Montreal, no Canadá – para protestar pelo fim da corrupção no Brasil. O objetivo, segundo Letícia Furtado, organizadora da manifestação, é mostrar solidariedade aos brasileiros que também saíram neste domingo às ruas no Brasil para expressar insatisfação com o governo.

“Eu fiz este evento por ser solidária ao Brasil”, disse a professora de educação física, que mora há 20 anos na cidade de Longueil, a 15 quilômetros de Montreal. “E também para que os passantes entendam que o Brasil está mobilizado no dia de hoje”, destacou.

O analista financeiro Marcus Conter, há oito anos no Canadá, morador de Laval, distante 20 quilômetros de Montreal, também compareceu com um cartaz escrito em inglês “Stop CorruPTion” (Pare a Corrupção). Ele espera que as manifestações façam com que a população fique mais consciente. “E fique em cima dos políticos para fazer as reformas que realmente precisam”, disse.

O manifesto foi pacífico. Começou às 11h com a presença apenas da própria organizadora do evento. O convite foi feito pela rede de relacionamentos Facebook a 446 pessoas, mas a neve – mais do que frio de menos 3 graus Celsius (3oC) – pode ter sido um dos motivos que desencorajaram parte dos 80 brasilleiros que haviam confirmado participação no evento.

Aos poucos, outras pessoas foram chegando com bandeiras do Brasil, cartazes e apitos. Os cartazes, escritos em francês, traziam dados comparativos sobre inflação, dívida pública, ações da Petrobras de antes e depois do atual governo e pediam o impeachment da atual presidenta.

Um trecho do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves, foi lida, e os manifestantes entoaram o Hino Nacional. Por volta das 13h, o grupo se dispersou.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, onde vivem cerca de 3 mil brasileiros, segundo dados de Statistics Canada, o órgão de estatísticas do governo canadense.

Em Toronto, maior cidade do Canadá, onde moram quase 7 mil brasileiros, também houve protesto. Os manifestantes se reuniram no Queen's Park, a partir das 13h (14h no Brasil), vestidos de verde e amarelo e com cartazes pedindo o impeachment da atual presidenta.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias