Dilma nega crise com o Congresso

Publicado em 16/03/2015 - 19:50 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidente da República, Dilma Rousseff, fala sobre os protestos contra o governo e a corrupção, após cerimônia no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)

O  Congresso   Nacional  “não  tem  sido  adverso”  ao governo, disse a presidenta José Cruz/Agência Brasil

Apesar de ter sido alvo de críticas na sua relação com o Congresso Nacional e de ter sido obrigada a voltar atrás em recentes medidas, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Legislativo “não tem sido adverso” a seu governo. Ela admitiu, no entanto, que não vê embate quando as propostas são explicadas e debatidas antes com os parlamentares.

Dilma deu as declarações em entrevista coletiva na qual comentou as reações do governo às manifestações de ontem (15), que levaram milhares de brasileiros às ruas de todas as regiões do país. Segundo ela, uma das atitudes que o Executivo vai tomar, em sintonia com a voz das ruas, é o envio, ainda nesta semana, de um pacote anticorrupção e pelo fim da impunidade, promessa feita durante campanha eleitoral no ano passado.

“Eu acredito que muito se fala: 'ah, não vão aprovar no Congresso'. O Congresso não tem sido adverso para o meu governo. Sempre que compreenderam, sempre que foi explicado, sempre que foi debatido antes, o Congresso foi bastante sensível, tem sido sensível. Eu não vejo um embate”, afirmou.

No início do mês, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu ao Executivo medida provisória que reduzia a desoneração da folha de pagamento, alegando que a atitude reduzia as prerrogativas do Legislativo.

A presidneta disse que o que vai ser encaminhado ao Legislativo é “basicamente” o que foi prometido na campanha, mas garantiu que ainda vai se “desdobrar” no assunto, em busca de diálogo. “Em alguns casos, é preciso fazer uma discussão e conversar. Tem de dispor, tem que negociar. Não acredito que nesse caso do pacote anti-impunidade vá ter dificuldade [em aprovar].”


Fonte: Dilma nega crise com o Congresso

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias