Senadores da CAE defendem pacto federativo em reunião com Levy

Publicado em 25/03/2015 - 13:47 Por Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Senador Delcídio do Amaral coordena o 1 Fórum Nacional de Infraestrutura. Em debate, transporte, energia elétrica, combustíveis, mineração, telecomunicações, saneamento, entre outros(José Cruz/Agência Brasil)

Delcídio Amaral e os demais senadores da CAE

foram  convidados  por  Levy,  que  explicou  as

medidas do ajuste fiscalArquivo/Agência Brasil

O pacto federativo voltou a ser defendido hoje (25), em Brasília, como uma das alternativas para resolver os problemas que emperram o crescimento da economia. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), defendeu a proposta no café da manhã entre senadores e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A retomada da discussão de uma série de medidas para o crescimento também foi avaliada.

Segundo a assessoria do Ministério da Fazenda, Joaquim Levy convidou os integrantes da CAE para explicar melhor as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governo com o objetivo de cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. Mas os participantes do encontro discutiram também a aprovação do projeto sobre o indexador da dívida de estados e municípios pela Câmara dos Deputados. O projeto prevê que a presidenta Dilma Rousseff terá que regulamentar a troca do indexador em até 30 dias.

“Queremos dar mais um prazo e agregar mais coisas. Não é só a discussão do indexador. É a retomada do pacto federativo. É questão da unificação da alíquota do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] e a questão da convalidação dos benefícios fiscais e do comércio eletrônico. Todo aquele pacote que nós já vínhamos debatendo no Congresso antes”, defendeu o senador.

Segundo ele, no encontro com Levy, não foram analisados prazos, mas chegou-se ao consenso de que é preciso um tempo maior para que seja reestruturado um “programa” que agregue todas essas medidas em um único “pacote”. Delcídio disse que Levy entendeu o cenário, mas preferiu não fazer comentário por achar que este é um assunto do Congresso Nacional.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, é recebido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Joaquim Levy destaca possibilidade 

de a comissão retomar discussão da agenda de crescimentoMarcelo Camargo/Agência Brasil

O senador disse que Levy mostrou-se disposto a continuar as conversações com os parlamentares para mostrar que o momento é de ajuste. Só a medida que muda o indexador, por exemplo, preocupou a equipe econômica, pois indica um impacto de R$ 3 bilhões somente em 2015. De acordo com Delcídio, existem. nas reformas propostas, questões jurídicas que inquietam o ministro da Fazenda. Nesta tarde, Levy reúne-se com ministros do Supremo Tribunal Federal.

Joaquim Levy evitou dar detalhes sobre o encontro com os parlamentares e fez apenas um breve comentário: “a reunião foi muito positiva, como sempre. Não há substituto para o diálogo. O presidente da CAE sinalizou algumas possibilidades de discutir a agenda de crescimento, como a questão do ICMS e a do desenvolvimento regional. Na semana que vem, vamos continuar essa conversa.”

Levy deverá ter novo encontro com os integrantes da CAE na terça-feira (31).

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.