Executiva do DEM decide continuar negociações sobre fusão com PTB

Publicado em 07/04/2015 - 18:01 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Comissão Executiva Nacional do DEM decidiu hoje (7), por 21 votos a 4, continuar negociando com o PTB a fusão das duas siglas. A informação foi divulgada pelo presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

De acordo com Agripino, caso a fusão se concretize, “por acordo entre os dois partidos, serão mantidos na Câmara e no Senado os atuais líderes Mendonça Filho (PE) e Ronaldo Caiado (GO), verbalizadores da linha política que o Brasil conhece”.

As lideranças regionais do novo partido ainda estão sendo negociadas. Segundo líderes das duas legendas, há possibilidade de que a futura presidenta da nova sigla seja a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, condenado no processo do mensalão.

O senador Ronaldo Caiado durante reunião da CPI do HSBC para ouvir os jornalistas Fernando Rodrigues e Chico Otávio (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Líder  do  DEM  no  Senado,  Caiado  mantém posição contra fusão com o PTBAntonio Cruz/Agência Brasil

Apesar de já ter sido anunciado como líder da nova legenda, Caiado divulgou nota mantendo posição contrária à fusão. Para ele, os dois partidos têm identidades ideológicas muito diferentes para se unir.

“Só dou conta de ser firme se acreditar em uma tese. Como 26 deputados oriundos do PTB votarão com o governo e 21 do DEM serão oposição? Não dá para eu participar e conviver com essa fusão. Não vou deixar de lado princípios e doutrina partidária. Vou lutar dentro do DEM contra a fusão", afirmou Caiado.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias