Marta diz que conversa com vários partidos sobre filiação após saída do PT

Publicado em 28/04/2015 - 20:08 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) disse hoje (28) que está conversando com diversos partidos políticos depois que entregou sua carta de desfiliação do PT, nesta manhã, e as conversas com o PSB são as que estão mais avançadas.

“Estou conversando com todos os partidos que me procuraram, mas tem uma frente parlamentar que está mais avançada. E dessa frente fazem parte o PSB, PPS, PV e o Solidariedade. E estou conversando de forma avançada com o PSB. Ainda não está batido o martelo porque ainda estou conversando com o PDT e outros partidos”, disse a senadora.

Ela garantiu que sua desfiliação não está ligada à ambição de ser prefeita de São Paulo novamente, mas não descartou a possibilidade de se candidatar ao cargo no ano que vem: “Quando saí do PT, saí porque o PT rompeu com os princípios éticos que eram bandeiras fundamentais para eu ter entrado. Eu tenho uma avenida para pensar o que vou fazer. Sou paulista, paulistana, muito crítica à prefeitura que está tendo São Paulo hoje. Mas é uma possibilidade muito forte”.

Sobre a possibilidade de seu antigo partido tentar tomar seu mandato na Justiça, Marta lembrou que há uma manifestação do procurador-geral da República dizendo que, em caso de eleições majoritárias, o mandato é do candidato eleito e não do partido. “Ele [candidato] usa a estrutura partidária, mas o voto que é dado é na pessoa. Eu fui votada por mais de 8 milhões de pessoas, devo esse mandato às 8 milhões de pessoas que colocaram sua confiança em mim e vou honrar esse voto que me deram de confiança, porque votaram em mim pelo que eu sou”, disse ela.

Marta disse ainda que está "de luto" há muito tempo por sua situação no partido, mas garantiu que não se arrepende. "Eu fiz o que tinha que fazer", afirmou a senadora.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias