Parlamentares da base prometem trabalhar pelo reequilíbrio macroeconômico

Publicado em 08/04/2015 - 17:54 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O vice-presidente Michel Temer fala à imprensa após reunião com líderes no Congresso Nacional e presidentes dos partidos da base aliada (José Cruz/Agência Brasil)

 Temer: ia deia é examinar medidas do ajuste fiscal  enviadas pelo governo ao Congresso José Cruz/ABr

Na primeira reunião comandada pelo vice-presidente Michel Temer como novo articulador político do governo, os presidentes de todos os partidos da base aliada e seus líderes no Congresso Nacional comprometeram-se a apoiar o ajuste fiscal.

No documento que assinaram, intitulado Acordo pelo Reequilíbrio Macroeconômico e Retomada do Crescimento, os líderes que compõem a coalizão da presidenta Dilma Rousseff no Congresso assumem também o compromisso de evitar a aprovação de projetos de lei que impliquem novas despesas para a União.

Para o vice-presidente, a ideia consiste em examinar as medidas encaminhadas pelo governo federal  propondo o ajuste fiscal (como mudanças no acesso ao seguro-desemprego e redução de desonerações da folha de pagamentos), porém sem votar “nada que importe despesa ou redução das receitas”. “Todos assinaram, sem nenhum problema, todos os líderes, todos os presidentes dos partidos”, afirmou Temer após o encontro.

Reconhecendo que o Brasil passa por uma fase de transição rumo a um novo ciclo de desenvolvimento econômico e que a recuperação do crescimento é “condição necessária” para a continuidade desse desenvolvimento, os líderes comprometem-se com dois pontos no documento: apoiar o ajuste fiscal “com as eventuais melhorias promovidas pelo Congresso”; e “evitar matérias legislativas que impliquem aumento de gastos ou redução de receitas, que impactem qualquer das esferas do Estado ou instâncias da Federação”.

Segundo os signatários do documento, os primeiros passos para a retomada do crescimento são reequilibrar as contas públicas e trazer a inflação para o centro da meta, “de forma a proporcionar tranquilidade aos trabalhadores” e “estimular a confiança necessária para o investimento”.

O pacto foi discutido pelos membros da base aliada durante reunião, ontem (7) com a presidenta Dilma. No encontro, também foi anunciado a incorporação das atividades da Secretaria de Relações Institucionais pela Vice-Presidência.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias