PTB desmente informação de que teria desistido da fusão com o DEM

Publicado em 08/04/2015 - 18:54 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidenta nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), divulgou nota hoje (8) na qual informa que as negociações para fusão de seu partido com o DEM continuam em curso.

Contrariando informação divulgada pelo líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), de que os representantes do PTB no Congresso Nacional rejeitaram dar prosseguimento à fusão, Cristiane disse que o que houve foi “um encontro das bancadas do PTB, no qual os parlamentares apresentaram seus pontos de vista relativos à negociação em curso”.

“Reforço que a negociação para a fusão das duas siglas está mantida nos termos até agora avalizados pela Executiva Nacional do PTB, e os prazos ajustados com o DEM serão mantidos”, diz a nota da presidenta do PTB.

O vice-presidente da legenda, deputado Benito Gama (BA), também reforçou que “a questão da fusão é complexa, mas as conversas estão indo bem”. Segundo Gama, na reunião das bancadas, alguns parlamentares se manifestaram contra a fusão, mas eles não representam a maioria.

Mais cedo, Caiado tinha divulgado nota na qual informava sobre o fim das negociações. Caiado, que sempre se manifestou contra a fusão, classificou de “lição de coerência” a decisão da bancada petebista de não se juntar ao DEM.

“O PTB, partido da base governista, não quer ser confundido com a oposição, após manter-se no governo do PT por 12 anos. Uma lição de coerência, de onde menos se espera, para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista”, dizia a nota, informando ainda que os 25 deputados do PTB tinham votado contra a fusão.

No entanto, a informação de Caiado foi desmentida pela cúpula do PTB.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias