Requerimento de criação da CPI do Carf é lido no plenário do Senado

Publicado em 28/04/2015 - 20:58 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu hoje (28), no plenário da Casa, o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito que irá investigar as denúncias de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).

A chamada CPI do Carf ou CPI da Operação Zelotes – em alusão à operação da Polícia Federal que investigou as irregularidades – recebeu 43 assinaturas de senadores, muito acima do mínimo necessário (27) para ser instalada.

Com a leitura, corre prazo até a meia-noite de hoje para que os senadores que se arrependerem possam retirar a assinatura de apoio. A CPI irá investigar a existência de esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia e de contabilidade, bem como grandes empresas, pagavam propinas a conselheiros do Carf e aservidores públicos para anular autuações fiscais milionárias e reduzir o valor dos tributos a serem pagos.

Amanhã (29) começará a contar prazo para que os partidos políticos indiquem representantes para compor a comissão. Quando isso for feito, ela poderá ser instalada e definir presidente e relator.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias