Levy pede que Congresso tenha cuidado com medidas que possam criar impostos

Publicado em 14/05/2015 - 18:29 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pediu hoje (14) para que os congressistas tomem cuidado para que não aprovem medidas, como a que altera o fator previdenciário, que podem criar a necessidade de novos impostos. Segundo o ministro, o tema deve ser discutido em profundidade com base em números e nos impactos que deverá causar.

 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (ElzaFiuza/Agência Brasi)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, diz que mudanças no fator previdenciário ainda dependem do SenadoArquivo/Elza Fiuza/Agência Brasil

“Tem muita gente que diz que a retirada do fator previdenciário vai aumentar as despesas, portanto vai aumentar os impostos. E as pessoas têm de ter muito cuidado para quando votarem não criar uma nova necessidade de mais impostos”, disse Levy, após participar da Cúpula Global das Mulheres, evento que ocorre na cidade de São Paulo.

O ministro ressaltou que o fator previdenciário "não acabou", tem funcionado muito bem no país até o momento, e que a decisão do Congresso sobre o tema ainda depende do Senado. “Temos um sistema bicameral. Nesse sistema, o Senado revê as medidas, exatamente se há uma necessidade de ter equilíbrio ou não. A gente não deve se pronunciar antes de o Senado também fazer a avaliação dele, até pela questão que foi levantada aqui, da necessidade de aumentar impostos, dependendo do que venha a ser decidido.”

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias