Protesto na Câmara interrompe sessão para votação de MP do ajuste fiscal

Publicado em 06/05/2015 - 19:34 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Deputados da oposição, com apoio de dezenas de sindicalistas, fizeram há pouco uma manifestação no plenário da Câmara, após a aprovação do requerimento para encerrar a discussão da Medida Provisória (MP) 665, que estabelece novas regras de acesso ao seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial.

Centrais sindicais acompanham na Câmara dos Deputados sessão plenária para a votação da MP 665/14, que trata das novas regras para acesso ao seguro-desemprego (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Centrais sindicais acompanham na Câmara dos Deputados sessão plenária para a votação da MP 665/14, que trata das novas regras para acesso ao seguro-desempregoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Parlamentares contrários à votação da MP exibiram réplicas de carteiras de Trabalho, cantaram o Hino Nacional e, juntamente com os sindicalistas que estavam nas galerias, gritaram palavras de ordem contra o governo. Eles consideraram a edição da MP um "estelionato eleitoral". Ao mesmo tempo, os sindicalistas lançavam em direção ao plenário cópias de notas de dólares com as fotos da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pede para retirar sindicalistas das galerias do Plenário após jogarem no Plenário centenas de réplicas de notas de 100 dólares (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pede para retirar sindicalistas das galerias do Plenário após jogarem no plenário centenas de réplicas de notas de dólares com fotos da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari NetoGustavo Lima/Câmara dos Deputados

A manifestação fez com que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) suspendesse a sessão de votação. Cunha determinou também que a segurança da Casa esvaziasse as galerias, tirando do local todos os sindicalistas. Enquanto isso, os deputados da oposição continuavam usando microfones do plenário para protestar contra a MP 665.

Agora, os parlamentares aguardam a retomada da sessão para que ocorra a votação da medida, que faz parte da política de ajuste fiscal do governo.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias