Câmara aprova moção de repúdio à Venezuela e cobra posição do governo

Publicado em 18/06/2015 - 20:07 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (18) uma moção de repúdio aos atos contra senadores brasileiros que estiveram na Venezuela para conhecer as condições dos presos que se opõem ao governo daquele país. A aprovação da moção ocorreu após protestos no plenário contra manifestantes venezuelanos que protestaram atacando o veículo onde os parlamentares brasileiros estavam.

Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, comenta em Plenário incidente envolvendo senadores brasileiros em Caracas, na Venezuela (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Eduardo Cunha pediu informações detalhadas sobre o ocorrido ao ministro das Relações ExterioresFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), uniu-se aos parlamentares que protestavam contra atitude dos venezuelanos e cobrou uma posição do governo. “Não há dúvida que o governo brasileiro tem de manifestar sua repulsa à agressão.”

Cunha designou uma comissão de deputados para ir ainda nesta quinta-feira ao Ministério das Relações Exteriores para saber do ministro Mauro Vieira a posição do governo brasileiro em relação ao incidente.

“Não podemos admitir que senadores brasileiros, que chegaram em avião da Força Aérea Brasileira, com uma suposta escolta policial, sejam submetidos a agressões dessa natureza. Então, nosso repúdio ao fato”, destacou. O deputado explicou que já pediu ao ministro Mauro Vieira informações mais detalhadas sobre o ocorrido e providências do governo. 

“Solicitei a ele [ministro] que o governo se manifestasse para o Parlamento ter ciência do que o governo está fazendo para garantir a integridade da delegação”, ressaltou Cunha.

Segundo Eduardo Cunha, o ministro foi chamado pela presidenta Dilma Rousseff. “[Ele] deve estar avaliando a posição do governo brasileiro”, informou. "O ministro não está se negando a prestar os esclarecimentos que pedimos, ele nos relatou todo o ocorrido", esclareceu.

Cunha acrescentou que as informações indicam que a integridade dos senadores está preservada e que, neste momento, eles estão no aeroporto. "Mas a delegação ficou sob risco. Esse risco não é admissível", concluiu Cunha.

O Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil em Caracas deu o apoio necessário aos parlamentares, inclusive alugando a van que os conduziu e os acompanhando durante todo o trajeto.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias