BNDES acompanha com tranquilidade instalação de CPI sobre o banco

Publicado em 17/07/2015 - 20:35 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) distribuiu nota hoje (17) informando que acompanha com tranquilidade as notícias relacionadas à instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre denúncias de irrregularidades em empréstimos concedidos pelo banco. A CPI foi autorizada nesta sexta-feira (17) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O BNDES diz ter "absoluta certeza" de que será capaz de atender a todos os pleitos da comissão, demonstrando, de maneira clara, a contribuição efetiva que o banco tem dado para o desenvolvimento do Brasil. "Como instituição pública, o BNDES tem o dever de prestar contas à sociedade brasileira, o que tem demonstrado de maneira cabal com as iniciativas recentes que colocaram o banco na vanguarda no que se refere a práticas de transparência", ressalta o comunicado.

O foco da CPI do BNDES são os empréstimos concedidos a empreiteiras e demais empresas investigadas na Operação Lava Jato. De 2003 a junho de 2014, o banco concedeu financiamentos de R$ 2,4 bilhões a essas empresas. Também serão investigados os empréstimos para empresas frigoríficas e do grupo do empresário Eike Batista, além de empréstimos concedidos a outros países, como Angola e Cuba, cujas operações foram classificadas de secretas.


Fonte: BNDES diz que acompanha com tranquilidade instalação de CPI sobre o banco

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias