Rollemberg se reúne com Dilma para discutir situação financeira do DF

Publicado em 16/07/2015 - 22:32 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve mais uma vez no Palácio do Planalto com o objetivo de obter liberação de recursos para resolver a situação financeira do DF. Desta vez, o governador se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, apresentou uma série de pedidos e recebeu respostas otimistas, mas sem compromisso com prazos.

A sanção de um projeto de lei que permite o uso de depósitos judiciais e administrativos para pagamento de precatórios, a liberação de recursos do Fundo Constitucional de Depósitos, a execução de parcerias com o Banco de Brasília e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a autorização de empréstimos solicitados ao Ministério da Fazenda são algumas das reivindicações apresentadas por Rollemberg à presidenta. 

Ele informou que Dilma está montando uma comissão para analisar a viabilidade de sanção ao Projeto de Lei dos Precatórios, aprovado no fim de junho pelo Congresso Nacional, que, segundo o governador, vai possibilitar uma redução de R$ 15 milhões por mês.

“A presidenta disse que iria criar um grupo para examinar isso com muito carinho. Estamos saindo daqui muito satisfeitos pela acolhida da presidenta e muito esperançosos e convictos de que teremos ajuda do governo federal para superar juntos as dificuldades do momento”, disse Rollemberg. De acordo com o governador, Dilma prometeu analisar, mas não se comprometeu com uma data.

Já os empréstimos solicitados precisam inicialmente ser autorizados pela Secretaria do Tesouro, do Ministério da Fazenda. “Temos um conjunto de propostas, seja para novas estações do metrô de Brasília, seja para investimentos da infraestrutura do Pôr do Sol [setor habitacional de Ceilândia, regão administrativa do Distrito Federal].”

“Compreendemos a situação de dificuldade do governo federal e temos que buscar alternativas mútuas de ajuda”, ressaltou o governador. Na semana passada, Rollemberg esteve com o vice-presidente Michel Temer, também com o objetivo de solicitar recursos ao governo federal.
 

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias