CCJ do Senado aprova norma para investigação de crimes cometidos por militares

Publicado em 12/08/2015 - 13:59 Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A investigação de crime praticado por policial militar está mais perto da regulamentação. Pela Projeto de Lei da Câmara (PLC) 108/2014, aprovado hoje (12) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, caberá ao oficial militar - policial militar ou do Corpo de Bombeiros - a condução do inquérito e a requisição de perícia, informações, documentos e outros dados necessários à investigação.

O senador Blairo Maggi durante reunião com caminhoneiros e empresários para discutir melhorias no setor (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O texto prevê garantias para o exercício das atribuições do oficial que preside o inquérito, destaca  Blairo MaggiArquivo/Agência Brasil

Relator da matéria, o senador Blairo Maggi (PR-MT) informou que o texto prevê garantias para o exercício das atribuições do oficial que preside o inquérito policial militar, como a condução da investigação com isenção, imparcialidade, autonomia e independência.

A proposta estabelece também que o oficial militar não poderá ser compulsoriamente afastado da investigação que preside, salvo por motivo de interesse público e nas hipóteses previstas em regulamento específico.

Além disso, seu superior hierárquico não poderá assumir a investigação em curso, a não ser que haja motivo de interesse público e despacho fundamentado.

A mesma proposta garante ao oficial da Polícia Militar bacharel em direito o mesmo tratamento dispensado a delegados, advogados, defensores públicos, juízes e membros do Ministério Público.

A proposta precisa ser ratificada pelo plenário do Senado. Se for aprovada sem mudanças, o texto seguirá para sanção presidencial.

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias