Lula defende a educação como forma de vencer as desigualdades do país

Publicado em 15/08/2015 - 00:09 Por Mariana Tokania - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em Ato Nacional pela Educação, organizado pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a educação como forma de vencer as desigualdades do país e disse que o governo petista deve "dar o exemplo e se engajar ao máximo no PNE [Plano Nacional de Educação]".

O PNE foi sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O plano define metas e estratégias para melhorar a educação nos próximos dez anos. As metas vão desde a creche até a pós- tratam da valorização dos professores e do financiamento da educação.

Referindo-se ao discurso de ontem (13) do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, Lula disse que o PNE "é a grande arma que a CUT [Centra Única dos Trabalhadores] tem que usar para mudar a historia desse país". Em cerimônia no Palácio do Planalto, Freitas disse que a CUT iria para as ruas "com armas na mão, se tentarem derrubar a presidenta Dilma".

O ex-presidente da República disse ainda que a população deve conhecer o PNE. As metas segundo ele, deveriam estar nos ônibus, nas igrejas, nos locais públicos. Ele também destacou algumas e, dirigindo-se ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, presente no evento, disse que a inclusão de todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos nas escolas, deve ser feita até o ano que vem. “Vamos ter que conversar com os governos estaduais e municipais", disse Lula, acrescentando que a discussão não deve ser a falta de dinheiro, mas a busca por fontes de recursos.

Na entrada do Centro de Convenções Meliá Brasil 21, onde ocorreu o Ato Nacional pela Educação, um grupo de profissionais da educação em greve protestou contra os cortes orçamentários, que chegam a R$ 10,6 bilhões em educação. Entre as reivindicações dos grevistas, está o reajuste salarial de 27,3%, uma educação pública, gratuita e de qualidade e a valorização dos profissionais da educação.

Os trabalhadores alegam que algumas das reivindicações não exigem mais recursos e eles pedem uma postura mais firme do Ministério da Educação (MEC) para que elas sejam atendidas. A intenção do protesto era chamar atenção do ministro da Educação. Janine não se encontrou com os trabalhadores, mas tem reiterado que o MEC está aberto para o diálogo.

À imprensa, o líder do governo no Senado,  Humberto Costa (PT-PE), disse que acredita que o ambiente político está melhorando para a presidenta Dilma Rousseff. Ele aponta como motivos o diálogo com os movimentos sociais, por meio das reuniões que ocorreram nesta semana, a atuação de Lula e do PMDB e indícios de melhora na economia.

Sobre protestos agendadas pelas redes sociais para domingo em diversas partes do país contra o governo, ele diz que as manifestações fazem parte do jogo democrático. Para o dia 20, estão agendadas manifestações pró-governo: "Vamos investir para que haja uma grande manifestação em solidariedade ao governo e, principalmente, em defesa da democracia".


 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias