Patrus Ananias diz que crise está sendo inflada por meios de comunicação

Publicado em 06/10/2015 - 15:13 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 desafios para a agricultura brasileira 2015-2024 pela FAO e OCDE (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasil é maior que a crise, diz ministroArquivo/ABr

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse hoje (6) que a crise econômica enfrentada pelo Brasil "está sendo inflada por alguns meios de comunicação". Ao participar do lançamento do Plano Safra no estado do Rio de Janeiro, no plenário da Assembleia Legislativa, Patrus Ananias afirmou que alguns veículos de imprensa "passam a ideia de que o Brasil está acabando".

"O Brasil é muito maior do que essa crise que está sendo inflada por alguns meios de comunicação", afirmou o ministro, dizendo que há uma oposição ao país, e não ao governo.

Na opinião de Patrus Ananias, o país passa por um momento de ajustes e acertos, que "é perfeitamente razoável" para o aperfeiçoamento de programas e obras sociais, depois de "anos de investimentos e extraordinárias conquistas".

"Transformar isso no fim da história do povo brasileiro. Isso, não podemos aceitar", disse o ministro. Ele acrescentou que é preciso reconhecer o que já foi conquistado, como a retirada do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas, e ter confiança para que as pessoas consigam caminhar.

O ano de 2015 não deve apresentar crescimento econômico segundo previsões do governo e de órgãos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que divulgou hoje uma projeção de que a retração no país deve ficar em 3%, e não em  1,5%, como se previu anteriormente. O FMI destaca que hojve queda de confiança entre consumidores e empresários.

O Banco Central prevê queda de 2,7% neste ano na economia brasileira, e o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do quarto bimestre, divulgado em 22 de setembro pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, estima a retração em 2,44%.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias