Chanceler brasileiro e príncipe japonês destacam fortalecimento de agenda comum

Publicado em 06/11/2015 - 15:52 Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebe para almoço, no Palácio Itamaraty, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, do Japão (José Cruz/Agência Brasil)

O chanceler Mauro Vieira e os príncipes japoneses brindam durante almoço no ItamaratyJosé Cruz/Agência Brasil

Em visita ao Brasil pela comemoração dos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, o príncipe Akisino e a princesa Kiko foram recebidos hoje (6) pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Itamaraty. Em dezembro, a presidenta Dilma fará viagem ao Japão.

Em discurso antes do almoço oferecido pelo governo brasileiro ao japoneses, no Itamaraty, o ministro Mauro Vieira destacou o entrosamento entre os dois países em temas internacionais como a intenção de promover a reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a adaptá-lo à realidade e aos desafios do século 21.

“No plano político, estamos unidos por fortes laços, assentados em valores comuns como a democracia, a defesa dos direitos humanos, a sustentabilidade ambiental e a defesa do multilateralismo”, afirmou o ministro. Ele ressaltou o fortalecimento da agenda econômica entre os dois países, o que se expressa no aumento dos fluxos de investimentos japoneses e no aumento no número de projetos em ciência, tecnologia e inovação.

Em discurso, o príncipe Akishino disse que deseja estreitar ainda mais a amizade nipo-brasileira. Akishino lembrou que a comunidade nipo-brasileria no Brasil é a maior do mundo e fez um breve histórico das relações entre o Brasil e o Japão, afirmando que o intercâmbio entre os dois países é anterior até mesmo ao estabelecimento das relações diplomáticas, em 1895.

“Desejo muita prosperidade ao Brasil e a seu povo, bem como o estreitamente ainda maior da amizade nipo-brasileira e, finalmente, desejo, de coração, o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano”, disse o príncipe Akishino. O Japão irá sediar os Jogos em 2020.

Vieira também falou sobre os imigrantes brasileiros e japoneses que cada um dos países abriga. Ele destacou que o Brasil tem a maior comunidade japonesa no exterior e disse que essa imigração trouxe valiosa contribuição para a formação da sociedade brasileira. Segundo o ministro, a comunidade brasileira no Japão também tem dado importante contribuição para o estreitamento das relações entre os dois países.

Sobre a viagem da presidenta Dilma ao Japão, em dezembro próximo, o ministro Mauro Vieira disse que a visita será uma ocasião para abrir novas oportunidades.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias